Estação de Trem da Saria

Escrevendo Algo sobre o Tropeço do Xuíter

Esse é um texto que eu originalmente escrevi uns 2 dias depois da suspensão como forma de entender e expressar como eu me senti perante à suspensão da plataforma. Agora edito levando em consideração tudo o que aconteceu desde então. É meio lero lero da vida, mas espero que possa valer a leitura.

Desde a suspensão do Xuíter no Brasil, apesar de ver o sofrimento de muita gente que dependia daquele lugar, eu só mantive a cabeça erguida, otimista de que era só um susto e no final iria dar tudo certo pra todo mundo.

Nos últimos anos aquela rede não representou nada mais do que só comodidade, tanto pro simples usuário doomscroller ao artista que dependia dele pra trabalho. A rede se tornou um ninho de bot e da extrema direita onde a sua má experiência e o seu estresse tendo que ler ragebait e coisa do tipo é encorajada, já que engajamento é mais importante do que o bem estar do usuário. No meio dessa bagunça se encontravam os amigos, mutuals, artistas que gostamos, etc., que era o que fazia deixar a rede ser mais difícil apesar de toda a merda na parede.

Pra quem usa a rede pra trabalho, também se tinha o alcance construído ao longo de muitos anos. Apesar de eu não achar que realmente se tenha uma correlação direta entre alcance e número de vendas, oportunidades de trabalho, etc., não dá pra dizer que não ajuda de alguma forma. Por isso, foi o grupo de pessoas com quem mais consegui empatizar sobre estarem mal ou desesperadas com a suspensão do site... mas pessoalmente, não me sinto da mesma forma.

Já fui igual, talvez teria me enlouquecido se isso tivesse acontecido, sei lá, em 2021, mas percebi que quando se trabalha com freelance é fácil ver o fim de um período de comodidade como o fim do mundo. Pode parecer muito reducionista falar que "perder todos seus seguidores" é só isso, mas eu realmente acho que seja. É só uma quebra do status quo, um tropeço, não muito diferente de muitos outros que podem acontecer. A proporção e as consquências são diferentes dependendo da pessoa, mas ainda é só isso.

Isso foi provado agora, que o Quico dos Foguetes arregou com o rabo entre as pernas depois de chorar e chorar igual a um bebezão, quem depende ou quer usar a plataforma vai poder voltar. E o bilionário tem 28 milhões a menos no bolso (ainda é troco de pão, mas...) e tem que lidar com o Bluesky se tornando uma competição mais acirrada, com as pessoas tendo 1 mês e pouco de experiência pra saber que é uma rede 1000x melhor em relação ao que ela em si oferece.

Eu não vou pedir que as pessoas não voltem pra lá, provavelmente vou postar de vez em quando sobre meus projetos ou trabalho, mas vou me manter deslogada até precisar. Mas eu tenho mais uma observação para quem é artista: O Xuíter ainda vai implodir de alguma forma ou de outra. Não é questão de "se", é de "quando".

Uma necessidade que esse incidente mostrou é a de que nós, como artistas que utilizam essas redes, levemos mais a sério notícias relacionadas a elas e nos preparemos sobre como isso pode afetar o nosso trabalho. A suspensão do Xuíter no Brasil já era esperada desde que a briga com o Alexandre de Moraes começou há 5 meses, e já era certa desde mais de 1 semana antes do ultimato quando o Quico demitiu todos os funcionários. Até esse ultimato de 24 horas já tem precedente com a suspensão do Telegram que ocorreu uns anos atrás.

Tinha gente que lia essas noticias mas não achava que ia dar em nada porque o Xuíter era grande demais pra isso acontecer (mesmo que o Whatsapp já tenha passado por isso antes), mas também tinha muita gente que só não ficava ligada sobre, por escolha ou só por "não ligar pra política" e por isso não chegar a ler essas notícias.

Quando se tenta separar completamente política do seu trabalho ou da sua vida, existe uma pequena chance de que você vai conseguir viver uma vida tranquila sem muito estresse. Mas também tem uma chance muito maior de qualquer coisinha completamente fora do seu controle acontecer "do nada" que vai destruir essa tranquilidade sem você poder fazer nada, como foi esse incidente pra muita gente, que "só teve" 24 horas pra se preparar pra migrar.

Como dito, são coisas completamente fora do seu controle, causadas por bebezões com muito dinheiro no bolso, onde quem se fode é o pobre. Mas também não significa que não tem nada que você possa fazer pra pelo menos facilitar o controle de danos.

Tendo visto a crise de "Xuíter tá acabando" e outras tentativas de migração por causa de mudança de termos de uso acontecer pelo menos umas 5 vezes desde que o Quico assumiu o comando, me chateia quanta gente só deixou a conta nas outras redes de lado. Não que eu não entenda, mas foram casos que provaram o quão frágil nossa posição é como pessoas cujo trabalho depende da plataforma, mas ainda assim muitos deram o suspiro de alívio por poder continuar na comodidade do Xuíter. Até a próxima treta chegar e todo mundo se desesperar de novo.

Se você é artista e vai voltar pro Xuíter depois disso tudo, por favor aproveite que você já teve esse tempo de mais de 1 mês pra usar o Bluesky e construir um público, e não deixe de compartilhar suas coisas lá. Tanto porque eu sei que muita gente (como eu) não vai voltar mas gostaria de ver suas artes, como pela sua própria segurança. É o seu trabalho, sua vida que tá em jogo, sabe... ainda vai ser ruim perder os seguidores do Xuíter quando acontecer (digo de novo, é só questão de tempo), mas pelo menos você vai estar fazendo controle de danos em vez de ter que recomeçar do zero.

Dito isso, agora que isso acabou, falo abertamente que eu fico feliz que Moraes fez isso. Já tem um tempo que essas empresas precisam de tapa bem dado na nuca, e isso ter o efeito colateral de crescer uma rede menos lixosa que dá mais controle ao usuário comparado ao que o Quico tem tentado fazer de tirar esse controle cada vez mais deixa tudo melhor ainda. Deu ruim pra muita gente? Deu. Mas pelo menos foi um tropeço por olharmos pra cima em vez de abaixar a cabeça pra bilionário. Depois de cair é só se colocar em pé de novo e voltar a andar.

#lerolero #suspensão