Estação de Trem da Saria

Diário de Leitura de Outubro #8 - Maria-sama ga Miteru Vol. 1

diario8

Leitura de Hoje: マリア様がみてる (Maria-sama ga Miteru)
Progresso: Prologo - Capitulo 1-5

Como as últimas leituras foram fáceis demais e em teoria foi um desafio com o intuito de ajudar nos estudos, resolvi deixar as outras rotas do Revue pra uma futura pausa. Então chegamos aqui.

Maria-sama ga Miteru sempre teve minha curiosidade pela fama de ser um clássico que definiu como boa parte do gênero de GL e de muitas formas dá pra ver de cara nesse começo.

Ele constrói gradualmente uma ambientação em que tudo é explicado timtim por timtim, assim acaba sendo uma leitura bem densa comparado aos anteriores dessa lista. Muitos nomes pra recordar, títulos, regras de escola etc. etc.

Acabou que eu tinha parado de ler inicialmente por causa disso, isso junto da linguagem poética de shoujo fez tudo ser muito overwhelming pra essa mera estudante, mas agora eu to conseguindo compreender melhor as coisas.

Animada pra continuar

Observação de estudo: 木霊する (Kodama Suru) = Reverberar, Ecoar

Eu já sabia sobre Kodamas, os espíritos da floresta, pela representação deles no Princesa Mononoke, mas eu não sabia da associação deles ao Eco no folclore, atribuindo o som repetido como eles imitando os humanos.

Nisso, a verbalização do termo em 木霊する se torna um sinônimo de "reverberar, ecoar", normalmente usado apenas em contextos literários, e eu gosto do uso dele nesse livro em que ajuda de forma não traduzível a manter o tema de plantas, flores e árvores que é persistente em toda a construção de mundo dele.

Também gosto que tem uma passagem em que Yumi especificamente fala que é ruim na aula de Japonês e pede pra ela re-explicar algo usando língua simplificada. Agradeço também, Yumi.

#diário de leitura #maria-sama ga miteru #marimite